Cada trader tem um formato de fazer as suas operações. Vou compartilhar o modelo que adaptei estudando position sizing e gestão de risco:
Bom... os campos:
ativo
call: Comprado ou vendido
Entrada: Preço que pretendo entrar no trade
Atual: Preço atual da ação
Retorno: % do preço de entrada em relação o preço atual
Objetivo: Ou alvo da operação
Potencial: % que irei ganhar (antes de despesas) caso a operação vá a meu favor
Stop: Onde eu vou zerar minha operação caso ela vá contra mim
Perda máxima: % que irei perder (antes de despesas) caso a operação vá contra mim. Aqui, podem dizer que tem um erro conceitual para o caso de o mercado abrir com gap de baixa e não pegar meu stop ou não ser disparado pelo sistema (os dois casos já aconteceram) e precisam ser gerenciados de formas diferentes. Mas... Chamo esse campo assim... se quiser, pode chamar diferente.
Risco: Esse é o campo mais importante! aqui vai me mostrar quanto eu vou ganhar para a relação de 1 de perda. Ou seja, se eu for stopado eu perco 1 e se eu ganhar, eu ganho quanto? Eu procuro relações melhores do que 1/3 ou 3/1. Se vocês perceberem na imagem, existem alguns campos em que o risco é -X/1. Isso acontece porque o trade deu certo e eu subi o stop para um ponto superior ao meu ponto de entrada. Dessa forma, meu risco de perdas está praticamente zerado (exceto nos casos que citei antes)
Abertura e encerramento: São as datas em que abri a operação e que fechei
Status: Classifico as operações em 3 categorias. Aberta, fechada e stop. Aberta e stop falam por si... mas fechadas são as operações que atingiram o alvo ou que eu zerei no lucro. Só isso. Fiz essas categorias para que eu possa ver onde a operação deu certo e onde deu errada de um modo mais sintético.
% da carteira: Aqui entra o que eu vejo como a arte do trade... Veja a primeira linha... a TERI3. A ação tinha um ótimo potencial de lucro segundo a minha interpretação e um stop pequeno. Mas será que valeria a pena entrar em uma ação de baixa liquidez com todo o meu capital? No meu entendimento, não. E nem valeria a pena alocar um valor significativo. Por isso, coloquei 5% do capital só que qual isso teria sobre a minha carteira? R: -0,13% ou +0,80%. Ok! aceito esse risco para essa operação. E se for o caso, posso ir aumentando minha posição conforme a operação for dando certo. (COLUNAS EM AMARELO)
Carteira: é quanto dinheiro vou alocar na operação e qtde é quantas ações posso comprar
Com isso, eu consigo um resumo praticamente completo do meu desempenho
E ver quais ativos eu acerto mais e quais eu erro mais.
Bom pessoal, era isso...
ABS e bom fim de semana!