06/04/2011

Desvendando a probabilidade em 3 passos

ACHO QUE ESSE POST NÃO VAI TER NENHUM ACESSO! HEHE

Em função de necessitar de probabilidade para fazer meus cálculos pessoais, acabei conseguindo entender melhor como funciona isso e desmistificar o assunto para mim. A idéia desse post é ajudar a desmistificar para quem se interessar pelo assunto.

1. O Universo

A primeira etapa é compreender o universo que voce está avaliando. Se este universo for limitado (como o numero de cartas de um baralho, cara ou coroa, ou o numero de um dado) você tem um universo bem definido. O problema é que no mundo real não temos esse universo claramente definido. Mas vamos falar sobre isso mais à frente.

2. Frequencia

É aqui que mora a raiz da probabilidade e onde você tem que definir O QUÊ voce quer medir. Novamente, se pegarmos um universo limitado como cara ou coroa, você sabe que nao tem chance de dar outra coisa e que sua chance é uma em duas.

Onde começa a pesar é que o universo de operações não é limitado. E a forma para você avaliar a probabilidade DAS SUAS OPERAÇÕES, do SEU TRADING SYSTEM é medindo a frequencia em que você acerta ou erra e o quanto você acerta ou erra (como na imagem abaixo)

*intervalo é em relação ao percentual de ganho que tive em cada operação. Por exemplo, na linha 2 fiz 4 operações onde perdi 2%.


3. Probabilidade

A probabilidade não é nada mais do que transformar a freqüência em %.


Diferente de universos limitados, em universos sem limitações (os mais comuns no mundo real), as probabilidades estão SEMPRE mudando. Por isso é muito importante você saber quais são suas chances pelo menos até o último momento antes de puxar o gatilho, porque depois, tudo pode acontecer.