28/04/2011

Minha mensagem aos empresários que sofrem com o dólar baixo: BEM FEITO!



É triste e ao mesmo tempo revoltante ver empresas demitindo funcionários reduzindo seu faturamento e lucro e justificarem isso ao dólar.

Eles deviam justificar isso à sua incompetência na área financeira!

Em 2010, tive a oportunidade de participar de uma feira de exportadores de pedras onde apresentei algumas alternativas de proteção de preço para aqueles que exportam. Entre elas trava de dólar, compra de put, venda de call, etc... as respostas? O "dólar está muito baixo", "não cai mais do que isso", !não vale a pena defender nesses patamares de preço! Na semana da feira, o dólar bateu 2x 1,90.

Agora o dólar está 1,58.

Aí aparecem empresários na TV querendo que o governo tome providências para conter o dólar. O governo está tentando conter o dólar desde os 1,75.

Por fim, independentemente da minnha revolta com a falta de adaptabilidade dos empresários à nova realidade do mercado, momentos como este são oportunidades para as empresas que usam os mecanismos financeiros para sua proteção. Isso coloca elas em uma posição muito superior aos seus concorrentes no seu setor de atuação. E cria uma vantagem competitiva que talvez ela só tenha por um determinado período.