13/05/2011

80/20: menos é mais

É isso mesmo, muitos no mercado ficam tentando encontrar uma fórmula onde consigam ter 70% - 80% - 90% de assertividade. Mas averdade é que a lógica é a inversa. A maior parte dos bons operadores que eu conheço está quase sempre no 0 a 0 ganhando um pouco, perdendo um pouco... Mas em algumas poucas vezes, eles acertam na veia. E é isso que os diferencia. 20% do tempo acertam na veia e 80% ficam no 0 a 0.


O que diferencia esses bons traders é saber cortar as perdas na hora certa e não sair de uma posição lucrativa cedo demais. Na minha opinião é muito mais fácil executar um stop do que segurar uma posição vencedora. Porque na posição vencedora, o medo de que o cenário mude de uma hora para outra chega a beirar o desespero.

Em tempos como esse que estamos passando na bolsa agora é que esses traders se diferenciam. Ao invés de reclamar que o mercado está ruim (80% do tempo) eles se focam nos 20% que realmente interessam.

Se você duvida (e é um bom trader) pegue seu controle, e veja quantas das vezes o seu ganho foi realmente extraordinário. Você vai ver que foram realmente a minoria.


Lei de Pareto (também conhecido como princípio 80-20), afirma que para muitos fenómenos, 80% das consequências advém de 20% das causas. A lei foi sugerida por Joseph M. Juran, que deu o nome em honra ao economista italiano Vilfredo Pareto.
  • Exemplo : Uma livraria não pode ter todos os títulos do mercado, portanto ela aplica a regra de Pareto e foca em 20% dos títulos que geram 80% da receita .
  • A maioria dos acidentes de carro ocorre em um numero relativamente pequeno de cruzamentos, na faixa da esquerda em determinada hora do dia
  • A maioria dos acidentes fatais ocorre com jovens

Se você é um trader de curto prazo, aceite: uma boa parte dos seus trades serão stop, uma parte maior 0 a 0 e uma pequena parte será a faixa de lucro, mas é essa a que interessa se você tiver um método de expectativa positiva. Não se deixe desanimar pelos stops curtos ou por estar quase sempre no 0 a 0. Deixe as posições vencedoras andarem e seja paciente o suficiente para ser recompensado.