Aqui ficam alguns conselhos para quem está começando:
- Não comece com operando sozinho. Corretagem barata, não significa custo baixo. Hoje existem alguns (não muitos) corretores sérios. Procure um que lhe oriente. O prejuizo de operar sozinho pode ser maior do que ter uma pessoa que conhece o mercado para lhe ajudar (mesmo que isso custe um pouco mais caro)
- Não comece comparando a sua aplicação em bolsa com a poupança, renda fixa ou cdi. Você não investe em um negócio pensando desta forma.
- Comece investindo, e não especulando. Aprenda primeiro a alocar seu capital em empresas boas e não só compar na baixa e vender na alta. Isso não funciona.
- Empresas grandes não significam empresas boas. São duas coisas completamente diferentes.
- Se você quer especular com seu capital, invista 10% do patrimônio, com um limite máximo de perda de 10%. Por exemplo: Se você tem 100 mil para investir em bolsa, invista 90 mil e use 10 mil para tentar especular. Seu limite de perdas é mil reais. Se você perder mais do que isso. Pare de especular e só volte depois que recuperar com outros investimentos.
- Não comece fazendo o que não sabe. Faça um curso sobre bolsa de valores, leia livros, foruns e blogs.
- Não se prepare para ganhar, e sim para perder. Provavelmente é o que vai acontecer com você no início.
- Não se deixe levar pelas emoções. Não compre quando acha que vai subir e não venda quando achar que vai cair.
- Não tenha pressa. Não tem problema se o seu dinheiro não tiver em nenhuma ação. Boas oportunidades não aparecem todos os dias. Você não é obrigado a comprar nada só por que o dinheiro está parado na conta.
- Não comece com muito pouco. Por ex: Se você começar com 3000 reais, você vai ter: taxa de custodia (12,00), taxa de corretagem compra e venda (aprox. 30,00). Com 3000 só esses custos representam 1,4%. Ou seja, é melhor procurar alternativas mais rentáveis.