24/06/2011

Bolsa de Valores: 10 dicas de "por onde NÃO começar"

Muitas pessoas se decepcionam com a bolsa porque começam de trás para frente. Ou seja começam competindo com os profissionais e, por conseqüência óbvia, acabam perdendo dinheiro saindo da bolsa.

Aqui ficam alguns conselhos para quem está começando:


  1. Não comece com operando sozinho. Corretagem barata, não significa custo baixo. Hoje existem alguns (não muitos) corretores sérios. Procure um que lhe oriente. O prejuizo de operar sozinho pode ser maior do que ter uma pessoa que conhece o mercado para lhe ajudar (mesmo que isso custe um pouco mais caro)
  2. Não comece comparando a sua aplicação em bolsa com a poupança, renda fixa ou cdi. Você não investe em um negócio pensando desta forma.
  3. Comece investindo, e não especulando. Aprenda primeiro a alocar seu capital em empresas boas e não só compar na baixa e vender na alta. Isso não funciona.
  4. Empresas grandes não significam empresas boas. São duas coisas completamente diferentes.
  5. Se você quer especular com seu capital, invista 10% do patrimônio, com um limite máximo de perda de 10%. Por exemplo: Se você tem 100 mil para investir em bolsa, invista 90 mil e use 10 mil para tentar especular. Seu limite de perdas é mil reais. Se você perder mais do que isso. Pare de especular e só volte depois que recuperar com outros investimentos.
  6. Não comece fazendo o que não sabe. Faça um curso sobre bolsa de valores, leia livros, foruns e blogs.
  7. Não se prepare para ganhar, e sim para perder. Provavelmente é o que vai acontecer com você no início.
  8. Não se deixe levar pelas emoções. Não compre quando acha que vai subir e não venda quando achar que vai cair.
  9. Não tenha pressa. Não tem problema se o seu dinheiro não tiver em nenhuma ação. Boas oportunidades não aparecem todos os dias. Você não é obrigado a comprar nada só por que o dinheiro está parado na conta.
  10. Não comece com muito pouco. Por ex: Se você começar com 3000 reais, você vai ter: taxa de custodia (12,00), taxa de corretagem compra e venda (aprox. 30,00). Com 3000 só esses custos representam 1,4%. Ou seja, é melhor procurar alternativas mais rentáveis.