03/06/2011

Desmistificando o Position Sizing e melhorando seu desempenho!


Tudo o que já li sobre position sizing parece ser tão complicado ao ponto de parecer ser muito difícil colocar na prática.

A idéia desse post é tentar fazer com que você otimize as suas operações baseado num método fácil de position sizing.


O primeiro passo é definir o quanto você aceita perder por trade. Isso não é nenhum pouco agradável, mas é o que vai garantir a sua sobrevivência no mercado.

Estabeleça um número que se você perder ele muitas vezes, isso não irá lhe deixar mal de cabeça.

Eu estabeleço um limite de perdas de R$ 100,00 por operação. Mas isso vai de cada um. O importante é ter um número.

Agora, quem vai definir a quantidade de ações que vão ser colocadas no trade não é mais você, mas sim o seu plano.
Planilha do exemplo abaixo

Por exemplo:

Eu pensei em comprar PDGR a 9,92 com alvo em 9,99 e stop em 9,89. Se Meu stop loss for atingido, eu tenho que perder R$ 100,00. Então, quantas ações eu tenho que comprar para que a minha perda máxima seja R$ 100,00? R: próximo às 3.300 ações

O cálculo é muito simples:

SEU LIMITE DE PERDA POR TRADE / DISTÂNCIA ENTRE A ENTRADA E O STOP

ex:

R$ 100 (meu limite) / 0,03 (distância entre a entrada e o stop 0,92 - 0,89) = 3.333,33

Outro exemplo:
Eu pensei em vender OGX a 15,72 com alvo em 15,54 e stop em 15,85.

15,72 - 15,85 = 0,13

100 / 0,13 = 769

Ou seja, na operação de OGX devo vender em torno de 700 ações.

Reparem que nos dois casos, se eu for stopado, vou perder no máximo R$ 100,00

Espero ter ajudado vocês traders!
Abs!