10/06/2011

A Psicologia do Trader

Sabe-se que análise técnica representa apenas 20% do sucesso de um trader, os outros 80% estão relacionados aos aspectos psicológicos.

O mercado financeiro oferece liberdade para o trader, com as inúmeras possibilidades de ação e decisão, podendo desencadear insegurança devido ao ambiente totalmente imprevisível.

Ao mesmo tempo, a liberdade é tentadora e desejada por todos, entretanto, ela pode ser também perigosa. Excesso de liberdade nos traz riscos, medo e ansiedade pelo inerente potencial de dano financeiro e psicológico.

Frente a este ambiente livre, os aspectos psicológicos e as emoções adquirem relevância expressiva, pois é através do diferencial de comportamentos e atitudes que o trader poderá ter sucesso a longo prazo.

O mercado se alimenta de emoções negativas, como medo, ganância, raiva e ansiedade. Por outro lado, as emoções positivas como: humildade, respeito, confiança, paciência e fé podem trazer resultados concretos no processo de tomada de decisão.

O trader é 100% responsável pelo que ele faz e seu próprio resultado. Assim, muitos buscam criar a sua própria estrutura técnica, desenvolvendo um método de análise do mercado associado a percepções psicológicas do que funciona e do que não funciona. A única estrutura oferecida pelo mercado é um determinado indicador de oportunidade para compra ou venda; mas a percepção dessa oportunidade cabe exclusivamente ao trader .

O que acontece quando o trader toma uma decisão que lhe traz prejuízos? A perda quando não bem recebida, pode trazer vários sentimentos negativos, especialmente a culpa, o medo e a baixa auto estima. Os principais danos psicológicos são resultados de perdas, seguidas da tentativa de reversão do prejuízo. Este momento critico com sentimentos negativos, contamina o processo de análise e decisão.

Mesmo depois de conquistar as emoções, ainda falta ao trader a disciplina para executar perfeitamente o que ele se propõe. A perseverança e disciplina é crucial. Isto pode requerer meses ou, às vezes, anos de treino.

Outro aspecto relevante do trader é ter uma opinião. Opiniões sobre o comportamento de preço criam oportunidades para as nossas emoções entrarem no jogo, uma vez que o ser humano tem prazer em ter razão. O preço não respeita as opiniões. O preço é fiel à própria razão dele e muitas vezes ter uma opinião, pode levar o trader a perdas expressivas.

O conhecimento a respeito da Psicologia do Trader pode lhe ajudar a tomar decisões de sucesso.

Texto escrito por Maria Alice Fontes e Bo Williams


Agradecimento ao meu amigo Klaus Nery que enviou a sugestão do post!