30/10/2011

Sazonalidade x tomada de decisão


Quase todo mundo sabe alguns jargões do mercado que envolvem sazonalidade. Acho que o mais comum é "Sell in may and go away" (venda em maio e esqueça).

Outro é o "rally de final de ano",  que é a fase onde se acredita que os grandes fundos começam a comprar mais para que os gestores consigam receber seus bônus (se isso é verdade ou não, eu confesso que não sei).

Obviamente não existe uma receita de bolo no mercado, pois não dá para comparar o período que a bolsa passou entre 2005 a 2007 e o período de 2008 a 2011 (ou vários outros intervalos de tempo).

Por isso, é importante saber: Qual é a definição de sazonalidade

sazonal
sa.zo.nal
adj m+(sazão+al3) Relativo à estação do ano, à sazão.

Mas o que é Sazão?

sazão
sa.zão
sf (lat satione) 1 Estação do ano. 2 Época do ano durante a qual comumente é executada determinada atividade agrícola:Sazão das sementeiras, da ceifa, da vindima etc. 3 Terreno propício para alguma coisa; conjuntura, ensejo, oportunidade, quadra favorável.

Com este conceito de sazonalidade, podemos compreender que existem épocas mais e menos favoráveis para determinadas situações. Épocas em que o terreno da bolsa está mais propício para a venda e épocas em que o terreno está mais propício para a compra.

Isso não significa que o investidor está isento de riscos. Mas como um produtor rural, você não deve plantar trigo na época de plantar soja.

...e aí fica minha pergunta. Quem comprou em setembro para vender em janeiro?