10/12/2011

A curva de aprendizagem

No Brasil, quase não ouço este termo. Na verdade, nunca ouvi nenhum educador financeiro falar sobre o assunto.

Aparentemente parece um assunto pouco importante, mas se eu tivesse a clareza deste conceito, acho que não teria perdido tanto dinheiro na minha iniciação no mercado.

Basicamente, a curva de aprendizagem é formada por dois eixos:

Y: Melhora na performance: Entenda isso como perder pouco a cada trade e errar menos trades e ganhar mais do que perde e acertar mais trades.
X: Tentativas: É cada operação que você faz

E composta por 3 estágios:

1. Estágio cognitivo: é o estágio onde você absorve muita informação. Onde as informações mais básicas são passadas a você. Neste estágio, cada nova tentativa (ou novo trade) você nota que está performando melhor. Na primeira fase, é muito importante que você opere pouco dinheiro, para que o seu emocional não seja abalado por uma eventual perda. Mas mais importante do que isso é que você opere dinheiro de verdade. Moeda virtual não vai ajudar você a evoluir como trader.

2. Estágio associativo: No estágio associativo, é a fase onde você começa a associar conhecimentos de diferentes fontes ao seu estilo de trade, de operar, vai criando um modelo próprio. E onde a sua performance começa a se estabilizar

3. Estágio autônomo: No estágio autônomo, você tem sua forma de operar consistente e bem estabelecida e consegue operar consistente.

Obviamente, a curva de aprendizagem não acontece da forma simétrica que o gráfico mostra. Ela tem seus altos e baixos. E além disso ela está sujeita a regressões, ou seja você pode regredir de um estágio para outro.