19/12/2011

Persistência: Uma a característica necessária para o investidor


Hoje, por curiosidade, fui investigar alguns ciclos da bovespa. E constatei algumas coisas interessantes.



Antes da crise de 2008, a última grande crise começou em 97 e levou 5 anos para que a bolsa voltasse a atingir seu antigo topo.


A crise anterior à esta, foi pior ainda. Levou 7 anos e 8 meses para voltar ao topo anterior e a bolsa chegou a ter uma variação do topo ao fundo de -91%.


E a crise que teve seu topo em 1971, levou 14 anos para voltar à vê-lo novamente. E chegou a ter uma variação de -82%.


Olhando isso, me coloquei na situação atual em que temos praticamente 3 anos de bolsa estagnada e tentei tirar algumas lições de uma época que não estava na bolsa.

  • Se eu fosse um trader gráfico, provavelmente estaria quebrado: Olhando os movimentos dos gráficos, a maior parte do tempo, o mercado fica lateral e os movimentos que são feitos de altas e quedas são muito rápidos. Provalemente não aguentaria segurar grandes ganhos e ficaria tentando ter pequenos ganhos (com ou sem stop) em um mercado lateral.
  • Estaria quase sempre perdendo para a renda fixa e me sentiria um  idiota por estar investindo numa aplicação que aparentemente nunca dava retorno.
  • Um investidor que comprou regularmente durante períodos de crise, conseguiu colocar seu preço médio à um paramar muito baixo. E, quando o mercado reagiu, com grandes chances estava comprado no fundo.
  • Os ciclos tem sido mais intensos, porém mais curtos 12 anos, 7 e 8 anos.
  • Provavelmente, nos ciclos anteriores, muitos entraram no topo e saíram no fundo pelo simples fato de não aguentar. Eu não vou ser um destes e procuro esclarecer meus amigos e meus clientes para que também não sejam.