18/05/2011

"A bolsa está barata!" Será mesmo?

Por que você correria o risco de investir em derivativos quando a poupança lhe dá um bom rendimento?

Derivativos e poupança são os dois extremos, mas o que parece é que o risco da bolsa não está compensando. Com a Selic em 12% é bem pouco provável o ibovespa melhorar.

Muitos (operadores fundamentalistas e técnicos) usam a relação de preço/lucro para avaliar se uma ação está cara ou barata. Mas isso pode não refletir a realidade, pois o preço e o lucro podem estar caindo só que em velocidades diferentes. Isso faz com que uma aparente boa oportunidade na verdade não seja e vice-versa.

O que  uso como parâmetro é fazer uso da relação inversa LUCRO / PREÇO. Porque essa relação mostra o quanto % a empresa gera de lucro sobre o preço da ação. Essa relação também fica sujeita ao problema do P/L.

Até aí nada de novo. A grande diferença, é comparar isso com a renda fixa. Fazendo isso nota-se que pouquíssimas empresas tem uma relação de lucro/preço maior do que a selic.

A bolsa de NYC, além da enchurrada de liquidez, ainda tem taxas básicas de juros muito pequenas. Desta forma, a renda variável torna-se extremamente atrativa ou "barata". Isso justifica em partes o descolamento das duas bolsas (EUA/BRL).

Por aqui, a renda variável não está compensando o risco. E acho que vai continuar assim enquanto a inflação seguir em alta. Por isso, não, a bolsa não está barata.