23/05/2011

Como se faz uma operação de sucesso

O mercado é muito parecido com a vida real e quase sempre é possível aplicar lições da vida para o mercado e vice-versa.

Esses dias, vi um comercial no Discovery Channel que me deixou pensando como as coisas precisam acontecer para ocorrerem precisamente certo.

A propaganda dizia mais ou menos o seguinte:

8 anos de busca
9 meses de planejamento
40 minutos de execução
Bin-Laden: Homem Morto

Na minha experiência, na maioria das vezes que segui o roteiro de buscar vigorosamente uma operação que estivesse dentro do meu perfil, planejar o risco x retorno, pontos de saída, visualizar possíveis cenários, analisar os players, volume, níveis que o preço costuma andar e níveis que o preço dá falsos sinais, a execução e o resultado vieram muito rápido.

Ao contrário, quando nas operações em que simplesmente segui a manada sem nenhum objetivo, o processo foi exatamente ao contrário: Nenhuma busca, pouco planejamento (pensamento do tipo "vai explodir" e não pensar onde vai ser o stop) execução da operação em geral é muito demorada, porque você não sabe onde pode colocar um stop razoável, se faz preço médio, enfim... é tentar matar o Bin-Laden sozinho com uma faca.

Planejar, nem sempre é uma coisa tão atrativa quanto o barulho do mercado, mas, quando eu faço, funciona.

Abs!