16/05/2011

Quando a média não serve para nada

Muitos traders olham para indicadores baseados em médias e voltando ao assunto 80/20, existem algumas coisas em que não se pode usar somente a média como parâmetro.

Em algumas medidas, o parâmetro de média pode ser usado muito bem. Como por exemplo, peso e altura. Porque nesses casos, não importa a quantidade de pessoas que você tiver na sua amostra, não importa o peso ou a altura, a média não vai mudar muito. Se a amostra for grande, você pode ter até uma pessoa de 400 kg ou uma pessoa de 3 metros na amostra que a média não irá mudar tanto.

Agora, imagine se fossemos avaliar a renda mensal dessa amostra e que entre estas pessoas estivesse Warren Buffet ou Bill Gates. A média seria completamente distorcida por apenas uma ocorrência. (ver tabela)

 
Uma ocorrência muda tudo
No exemplo, excluindo o extremo, a pessoa riquíssima, o peso muda menos de 50 gramas, a altura não muda em nada até a segunda casa decimal e a renda muda em 26,3 milhões.

No caso peso e altura, uma ocorrência não muda nada. No caso renda, muda tudo.

O mercado financeiro, tem muitos exemplos baseados em pressupostos de que esses extremos são suavizados pelas demais ocorrências. Ou seja, aplicam as regras de peso e altura ao invés de renda.

Acontecer eventos que fujam muito da média é raro, mas quando acontecem fazem uma enorme diferença.

Esses eventos são chamados de Cisnes Negros. São eventos que tem uma probabilidade de ocorrência muito pequena e um impacto absurdamente alto.

Entre exemplos de cisnes negros estão o 11 de setembro, a quebra do Lehman Brothers (banco de 800 anos), o crescimento da internet, google, facebook e twitter.

Alguns que costumavam vender opções de petro a descoberto não sobreviveram após a descobrerta do poço de Tupi.