29/07/2011

Psicologia do efeito manada



O efeito manada durante uma queda forte se divide em 5 fases:


1 -Desprezo
Essa é a fase onde se fala "é só uma correção", "é normal a ação cair um pouco depois de tudo o que subiu", "relaxa", "nada mudou", "são uns @$%¨$! que estão vendendo"


2 - Raiva
"O mercado tá louco", "isso não pode acontecer", "estão manipulando", "isso é crime, tem que denunciar!", "essa é a maior sacanagem que eu ja vi", 



3 - Pânico
"O que tá acontecendo?", "quem está fazendo isso?", "eu estou perdendo o dinheiro para comprar um apartamento de luxo", 


4 - Agonia
Os anéis já se foram, agora o especulador corta os dedos para não perder a mão. "a bolsa é um cassino", "é pura manipulação". Nessa fase a venda é maciça, não tem comprador no book de ofertas e ninguém vê uma luz no fim do túnel. Ninguém consegue entender porque isso está acontecendo, enfim... parece que o fim do mundo se aproxima.


5 - Absorção da perda
Depois de vender as suas ações e esperar não voltar mais para a bolsa, o investidor se dá conta que a empresa não mudou. E ele tem a oportunidade de comprar a empresa por um valor mais baixo. E isso atrai o investidor de volta para a ação, com a intenção de recuperar seus prejuizos. Mas desta vez com uma expectativa pior do que a anterior. Nessa fase, o investidor irá realizar seus lucros o mais rápido possível.

E assim a roda gira e o pequeno investidor vai saindo da bolsa aos poucos.