16/08/2011

Como ser um operador que deixa seus clientes satisfeitos

Hoje acordei lembrando de um trecho do livro "The Black Swan" onde é provado que:

As pessoas preferem ganhar pouco dinheiro lentamente do que ganhar muito de uma vez só. Por exemplo:

A sensação de prazer será bem maior em receber 10x de $10.000 do que 1x de $100.00

ao contrário disso,

As pessoas preferem perder muito de uma vez só do que perder pouco lentamente. Por exemplo:

A sensação de dor será bem maior em perder 10x de $10.000 do que 1x de $100.00


Dado esta constatação, a melhor forma de deixar seus clientes satisfeitos é:


  1. Sempre realize lucros bem cedo. Se puder subir mais, não deixe. Garanta sempre um lucrinho pequeno e ligue para seu cliente informando. Quanto mais ligações, melhor.
  2. Nunca use stop. Aí está a questão da sensação de perda se perder, perde tudo de uma vez. Você não vai ser o mensageiro da desgraça dizendo que o cliente tomou um stop de 0,25%.
  3. Seja um psicólogo
O fato de ser um operador que deixa seus clientes satisfeitos não significa que você seja um bom operador. Na verdade, deixar seus clientes satisfeitos é o contrário do que um bom operador deve fazer.