07/08/2011

"Eu não opero notícias"

Entre tantas besteiras que ouço no mercado, esta é uma das mais comuns.

Parece que quem fala isso, tem até orgulho de dizer, como se tivesse alguma fórmula mágica, para acompanhar o mercado.

A verdade, ao menos para mim, é que até hoje só vi pequenos investidores (em geral pouco consistentes em operações de bolsa) que têm um orgulho quase cego pela análise técnica.

Chega a parecer piada a frase inicial deste post, mas o fato é que o mercado brasileiro é feito por vários conceitos mal definidos. Por exemplo um "Mico". O que é um mico? Ninguém sabe definir, mas todo mundo sabe que mico é mico. Belo conceito não?

A mesma coisa serve para "Eu não opero notícias"

Me dei a trabalho de buscar a definição da palavra notícia. E notícia significa obter conhecimento, informação. E para ir mais fundo, busquei a definição de informar e significa - dar parecer sobre.

Por tanto, quando você lê uma notícia, você está obtendo um parecer, uma informação e não a ordem de agir desta ou daquela maneira. A interpretação da notícia cabe exclusivamente à você!

Gestores de uma grande Proprietary Trading de NYC possuem um modelo que opera quase 100% baseado na interpretação de notícias que eles acreditam que possam impactar o mercado.

O diretor de renda fixa de um dos maiores bancos do país, lê 6 jornais toda a manhã. Eu, particularmente, não conheço nenhum milionário que não dê valor para jornais e revistas de qualidade. Só conheço pessoas com um patrimônio irrelevante.

Na minha humilde opinião a frase "Eu não opero notícias" = "Eu não preciso de informação". Para mim, uma pessoa que não precisa de informação já sabe tudo e acho que essa pessoa não existe.