06/10/2011

Você quer ver a realidade?

Ontem estava conversando com um operador de uma proprietary trading de NYC. Estavamos conversando sobre a volatilidade e a liquidez dos mercados.

Sobre as diferenças de liquidez que existem lá e aqui, não preciso nem comentar. Mas ele estava falando que está cada dia mais difícil operar contra algorítimos. É o trader contra robôs de fundos gigantescos. Isso acaba tornando a análise técnica muito menos eficaz e eficiente porque existem diversos algoritimos feitos para fazer trade contra os setups de análise técnica.

O fato é que até pessoas físicas estão aderindo a esta modalidade. Algoritimos.

Aqui no Brasil quando falo de algoritimos com outros operadores eu vejo aquele frio na espinha e a lembrança de trading systems que foram mostrado como "robôs".

Isso porque os sistemas que eram desenvolvidos eram muito simples e no final das contas, o mercado identificava o padrão e ia contra. Isso fez com que o sistema fosse ineficiente pelo fato de existir. Se o sistema continuasse não existindo, ele funcionaria muito bem (no papel).

A verdade é que os algoritimos devem ser cada vez mais frequentes no nosso dia a dia e por consequencia fazer com que a especulação pura fique cada dia mais difícil.

Hoje existem vários tipos de robôs, como:


  • Robô que opera contra análise técnica
  • Robô que tem inteligência artificial e se auto desenvolve
  • Robô que opera simplesmente analisando ofertas do book
Enfim... é necessário se adaptar.