25/05/2011

Rotina do trader - 8 etapas antes da abertura do pregão

Muitos traders se julgam bons demais para seguir uma rotina.

Aprendi com uma das maiores proprietary tradings de NYC, que disciplina e auto-desenvolvimento são fatores fundamentais para um trader.

Vou compartilhar a rotina que adotei e que quando sigo ela a risca, minha performance melhora muito.

1º Ir para o computador com um grande copo de água: Isso evita dores de cabeça e vai te manter bem hidratado.

2º Ver como foi europa e ásia na madrugada: Em geral uso o site da bloomberg para acompanhar

3° Ver como os mercados futuros estao se comportando: Aqui olho o dow futuro, petróleo, S&P500 e soja

4º Ver quais os setores estão em destaque (de alta ou de baixa): Procuro olhar isso porque em casos de commodities, provavelmente as ações locais também serão impactadas. Uso um app da reuters muito legal para o google chrome. Quem quiser saber onde está é só me mandar um post


5º Ver a agenda mundial: Acesso o forexfactory
6º Ver notícias locais: A bovespa disponibiliza um sistema de plantão de empresas onde todos os fatos relevantes e comunicados são colocados lá em tempo real. Também ouço o morning call da corretora e leio os relatórios que acho mais importante.

7º Analisar se o mercado deverá andar em tendência ou em consolidação: Isso é muito importante para mim, porque é o que vai definir como eu vou operar. Se for em tendência, eu vou olhar para comprar rompimentos, se for em consolidação eu vou olhar para comprar no suporte e vender na resistência.


8° Encontrar os ativos que vou operar e configurar os alarmes


Independente do tipo de análise que o operador faz, ter uma rotina para avaliar o mercado com calma antes da abertura é uma das melhores formas que encontrei para melhorar minha performance.

Espero que ajude vocês também!

Abs!

PS: Se gostou do post, compartilhe no seu twitter, facebook e por e-mail.